TOPDesk

O Bom, o Mau e a Usuária

Publicado em 30/01/2014 em SUPORTE - A Série

Vida de Suporte


41 Comentários

Edson Barros disse:

A mais pura verdade…

Marcos Sandi disse:

É como se diz: Quem sabe, conserta. Quem não sabe, formata!!

Mr. Moura disse:

Quem nunca fez uma adaptação técnica com estrutura alternativa e aplicação exótica e foi elogiado?

Cristian disse:

Já passei por isso, incontáveis vezes =\

Leandro disse:

MAU profissional, hein?

Paulo Diniz disse:

Trabalhei um tempo na Microsoft e levei para a minha vida oque eu escutei lá dentro. ‘Existem dois tipos de profissionais ou Bons analistas que tentam de tudo antes de formatar e os péssimos analistas que formatam por qualquer problema’

Eduardo disse:

Como eu queria que eles também entendessem essas tirinhas!!!¬¬

Ricardo disse:

tmb tem o fator q muitos clientes só querem saber de preço, não valorizando o profissional que vai passar muito tempo analisando, pesquisando ate encontrar e resolver o problema. dai surgem os “format c: /s” como dizia meu instrutor da facul.

Ctx disse:

O bom, o mau e o mau de novo

Thiago disse:

Marcos Sandi, tecnicamente o estagiário ali consertou sem formatar.

kalu disse:

cara a real é a seguinte… usuário quer pagar pouco…certo? então…ele não vai pagar pra mim ficar horas pesquisando correto??? então format e resolve 1 horinha e meia a 2 no máximo sistema completo com bkp, e todas as aplicações…se for em empresa…hi negão 20 min imagem prontinha… agora se tu neguim quer ficar 4 horas em cima de um problema e cobrar cinquentinha?? eu formato em na metade do tempo e cobro 150…depois do 98se só vai negão hehehe

Alexandre Oscar Hahn disse:

Infelizmente usuário não quer saber como o analista vai resolver o importante é que resolva… E uma coisa meio engraçada… Eles só acreditam que não funciona MESMO depois que uma ção não funciona…

Renato disse:

Mau / Bom
Mal / Bem

entendeu agora? Não faria sentido dizer “um bem profissional” pois bem eh antônimo de mal =)

Leonardo disse:

Pior é quando você perde muito tempo tentando resolver o problema e não encontra solução, aí tem que partir para formatação e reinstalação do S.O. que poderia ter feito inicialmente e já resolvido o problema do cliente, pois ele quer rapidez e preço baixo. Pouco importa se você está adquirindo conhecimento e experiência na resolução de novos bugs

juliano alves medina disse:

só concordo formatar em caso de virus, não confio muito bem e anti-virus, mas como só trabalho para empresas, terminal de usuário formatada básica com CD já preparado “instalação assistida ou não assistida cada um fala de um jeito” não vou perder tempo nem um e só fazer o bom teste de hardware se passou, sistema operacional novo, e como os arquivos fica no servidor muito mais pratico dar manutenção, então posso atender mais clientes que o normal, a questão é o que fica mais pratico para min sem complicar a vida do cliente

Sérgio disse:

O pior é quando verificamos, testamos, tentamos, discutimos em fóruns, perdemos um baita tempo e depois….. formatamos…

Marcos disse:

Posso até ser massacrado por esse comentário, mas na boa, concordo com o usuário em partes…

Eu sou desenvolvedor, mas tenho pai que só sabe ligar o computador e chama o google de internet porque é lá que ele encontra o que quer, mãe que tem dificuldade até para usar o facebook, tio, tia, primo… Quem não entende do assunto quer uma solução rápida e barata, assim como nós queremos em outras áreas, infelizmente estamos em uma época em que o tempo é escaço, e em um caso desses agir “da melhor forma” chega a ser inocente (pra não dizer teimosia/burrice), não vale a pena porque outro vai formatar, o problema vai sumir mais rápido e você vai se queimar no mercado porque foi um “bom profissional”.

André disse:

É bem oq muitos disseram “tempo é dinheiro” o cliente não vai pagar pra você descobrir o defeito, se formatar resolve 99% dos problemas.

Carlos disse:

Sério, não concordo 100% com isso. Tem muita coisa que vale mais a pena formatar de uma vez do que tentar resolver. Claro que cada caso é um caso diferente, mas o windows foi feito pra isso, pra ser formatado.

Alexandre disse:

Normal…. quem nunca passou por isso que atire o primeiro mouse de bolinha !

Thiago Chagas disse:

Referência à Jovem Nerd 😀

Roberto de Oliveira disse:

Tem casos que para ficar perfeito, só formatando mesmo, se não, você resolve um problema e aparecem outros duzentos mil e o usuário/cliente fica achando que você é incompetente ou pior, que quer ganhar dinheiro mole com vários serviços.
Mas já vi técnico formatando o pc por hora errada na BIOS, e adivinha? Não resolveu.

Igvaldo disse:

Os usuários querem o computador funcionando, não estão preocupados em como vai ser feito isso.. FATO !!!

Lobo Mau disse:

E provavelmente instalou um novo S.O. piratão…

Lobo Mau disse:

“Desconcordo”. Instalar um novo Windows pode resolver o problema de um usuário, mas em ambiente corporativo descobrir a causa do problema é importante pois pode dar o mesmo problema em 300 estações, aí quero ver ele re-instalar o S.O. em 300 estações.

Fernando Haggë disse:

Bem que queria que o usuario entendesse isso!!!!..

Eder disse:

A maioria dos usuários não querem saber a procedência do problema, mas sim que o problema seja resolvido e não os incomode mais. Portanto se formatamos e resolvemos os problemas de uma só vez é muito mais coerente do que ficarmos horas tentando resolver o problema que futuramente em um prazo não muito longo pode voltar a dar problema. O que pode resultar no stress do cliente crucificando o profissional e espalhando que recebeu um serviço pela metade. Depois o cliente pede para outro qualquer, o cara simplesmente formata, resolve tudo e leva o nome de bom profissional.

Thiago disse:

Eu faço o seguinte passo o KIS (kaspersky internet security), CCleaner (Limpo tudo, aplicações, registro e espaços vazios com 3 passos), Jetclean, malwarebytes se continuar o problema parto pro ComboFix ou formatação…
PQ essa merda de renomear pasta é paliativo, muitos problemas ficam ocultos e retornam depois ….

Alexandre Marques disse:

Putzz, Brilhante essa tirinha, mostra uma realidade bem consistente e de forma humorada. Parabéns

Fernando disse:

Opção 2: Eficaz porque resolve o problema, eficiente porque o problema é resolvido rapidamente.

Opção 1: Anota, aprende como faz, depois se acontecer de novo tenta como solução. Usuário não é rato de laboratório.

Imagina você levar o carro no mecânico, e o mecânico falar pra você: Olha, eu já desmontei o motor do seu carro peça por peça mas ainda ta enroscando, vou pesquisar uma solução.

Por mais que fique mais caro, acho melhor ele trocar o motor, ou eu trocar de mecânico.

Bruno disse:

Desculpem a honestidade, mas concordo com o usuário em partes… Basta fazer uma analogia com outra tecnologia de baixo custo de aquisição e manuten

jmayer13 disse:

Já me chamaram de ‘burrinho’, mas burrinho foi quem estragou o HD de um notebook em menos de 6 meses

Roberto disse:

nem sempre formatar resolve ve ai um pc com quase 300gigas de fotos e videos em um hd que não esta particionado(hd 500gb) pc cehio de virus malware,toolbar eo usuario diz “quero salvar tudo” e ai vc formata perde tudo?ou pesquisa e limpa os virus (que tb vai levar quase uma eternidade )
e ai se vc formatar e instalar SO vc so não vai ser chamado de santo
se vc for pesquisar vai ser chamado de burro

e ai como vcs saem dessa…kkkk

Leandro Marinho disse:

Ja fiz os dois e me aborreço muuuuuuuuuuuuuito menos no segundo caso. kkkkk
É da empresa? Analiso. É particular ? “format c: /s /q”
kkkkkk
PS. Win7 é muito bom pra isso.
Ps2. Meu S.O. é Ubuntu ( Antes que comecem a encher o saco) 🙂

Fernando Moreira disse:

@kalu: Concordo plenamente com você.
Eu não vou ficar pesquisando por horas uma solução, já que o sujeito não quer pagar por hora e sim por uma solução rápida.
Formatar resolve rapidinho, pesquisar só para o meu pc quando dá algum problema.

“Usuário fazendo Usuarise” Alguém postou em alguma tirinha e adotei para mim também, sem contar que choro de rir com essa frase.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Helliton disse:

Verdade o Windows foi feito para ser formatada, eu que sou experiente não passo 6 meses sem formatar o Windows, sendo que usando Linux todos os dias estou até esquecendo o que é isto.

Lúcio Fagner disse:

Vejo muita gente falando que é melhor formatar, eu acho que varia muito, Formatar, em alguns casos, é solução paliativa, e não encontra a “raiz” do problema, o bom profissional pode até formatar no final das contas, mas se ele descobrir o ponto principal do problema ele tomará medidas para que o problema não volte a surgir. Formatar dá andamento na atividade, mas uma hora ou outra o problema volta, o tempo que vc perde achando a raiz do problema será economizado durante todo o tempo em que a máquina funcionar, o que só formata, terá que formatar sempre que o mesmo problema aparecer.
O Bom profissional não vai dar a volta na pedra que está no caminho, ele vai tirá-la do caminho, evitando que ela volte a aparecer lá!

Caetano Veloso disse:

Pelos comentários fiquei chateado com o nível dos técnicos daqui.

Se você não descobrir o problema, o problema vai voltar se o usuário realizar as mesmas ações no mesmo cenário.

Já é possível perceber que ninguém daqui nunca trabalhou em empresas com mais de 200 computadores, com hardwares diferentes e programas específicos para cada área.

Já tive problemas em drivers de vídeo por exemplo, que depois de formatar e instalar a versão x do driver usando o programa y dava erro na VGA.

Um exemplo recente é o driver da NVidia na série 400 e 500 que buga totalmente ao ativar aceleração de hardware no vídeo usando Adobe Flash do Mozilla Firefox. Ou seja, é um erro muito específico gerando um BSOD. Algo muito grave, mas que se você não buscar solução, vai formatar e o problema continua, é questão de tempo até realizar as mesmas ações: https://forums.geforce.com/default/topic/621899/geforce-drivers/desktop-internet-browser-freeze-thread-w-geforce-460-560-gpus-updated-for-nb-12-5-13-page79-/

Outro exemplo recente são algumas atualizações do Windows que corrompia o boot do sistema, e isso só aconteceu na atualização em PT-BR. Outra vez aconteceu quando atualizava o Windows e tinha o sistema de proteção de bankline instalado, da Gas Tecnologia: http://www.baboo.com.br/software/gbbd-banco-brasil-3-0-0-google-chrome/

http://www.baboo.com.br/tutorial/bug-atualizacao-kb2821895/

Em apenas 3 anos em TI já vi inúmeros casos que foi necessário resolver o problema em vez de formatar. Isso porque sou um mero assistente…

Fernando disse:

Empresas geralmente seguem padrões. Você tem 200 estações com a mesma configuração, mesmo sistema e todos os arquivos em um servidor com redundância e backup. A questão não é resolver o problema ou formatar. A questão é que você não vai falar que não sabe. Você é PAGO pra saber. Formatar nem sempre é a solução, mas “consertar” tambem não é.

Em computação, o correto quase nunca é o mais eficiente.

Ronaldo disse:

‘Existem dois tipos de profissionais ou Bons analistas que tentam de tudo antes de formatar e os péssimos analistas que formatam por qualquer problema’
Lá dentro da Microsoft eles devem formatar o computador uma vez por semana então, pra sair tantas pérolas em arquitetura de software e usabilidade….

Essa tirinha é ridícula… kkk

Deixe uma resposta

© 2016 Vida de Suporte | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro