TOPDesk

Preparando para o mercado

Publicado em 04/06/2012 em Enquetes,SUPORTE - A Série

Vida de Suporte

Aproveitando o assunto…

[ VOTAÇÃO ENCERRADA ]

44 Comentários

JuKiara disse:

Interessante… se conseguir o projeto de mudança pro curriculum me envia uma cópia. Quem sabe não dá pra adaptar pro curso de Psicologia

Juliana disse:

Vocês que estão respondendo “Sim”
Por favor me digam em qual faculdade estudam, talvez ainda haja salvação para meus estudos.
As dicas que vejo em Fóruns e Blogs tem me orientado mais do que os professores da faculdade.

Henrique disse:

a Uninove do campus Santo amaro em SP, ate pouco tempo ensinava Pascal… isso se ainda não ensina viu….

Anderson Silva disse:

Esqueceu das atividades extra-classe em terapias, para aprimoramento de paciência =P

Rodrigo disse:

Apenas mostram o caminho (te orientam), o resto é você quem faz, correa atras de ajuda, livros e pratica.

André disse:

Ai sim, eu refazia toda minha faculdade!! 😀

Leonardo disse:

Somos a primeira geracao desse tipo de tecnologia, isso significa que ainda estamos desenvolvendo muito rapido, talvez seja esse o problema, nao eh pq faco TI, mas com certeza eh o curso que mais exige forca de vontade de estudar e aprender do aluno, geralmente soh os nerds se dam bem.

Lucas Schirm disse:

ahahaha, preciso deste diploma

Lucas disse:

Na Boa, se faculdade prepara ou não prepara o cidadão para o mercado do trabalha isso não importa, porque você não usa quase que nada que se aprende na teoria, isso não importa se é a PUC ou a Faculdade de algum Santo Qualquer ai Na Esquina da tua casa, uma boa parte da nossa T.I só aprendemos na base da porrada e na prática então não adianta diploma de Ensino Superior só serve para você quando for preso ter direito a cela especial e pra limpar bunda, Faculdade há um bom tempo não é diferencial, é o que eu acho.

Bruno Lima disse:

Eu marquei sim.

Estudo na UNIGRANRIO – Caxias. Não tenho o que reclamar do ensino. A Universidade segue direitinho a recomendação da SBC e só tenho professor fera.

Joao Silva disse:

A faculdade não prepara ninguém para o mercado de trabalho, ela dá uma visão geral da informática em si. O que prepara para o mercado de trabalho, são os estágios e cursos específicos que tu escolhe fazer, para área que quer seguir. Ou vocês acham que a faculdade de direito ensina como protocolar uma ação no fórum?? Negativo, isso se aprende com a prática, nos estágios.

Fernando disse:

Bela tirinha mas eis aqui o meu comentário:

Fiz um Tecnólogo em Redes de Computadores e só “vi a cara” de um switch Cisco meses depois quando comecei a trabalhar na área… O Packet Tracer é muito bom e aprendi bastante com ele, mas naquela época a UNINOVE pecou em não ter um laboratório com switches, roteadores, firewalls, etc, para que seus alunos pudessem pelos menos “tocar” os equipamentos !

(Não sei como está atualmente)

Macgyver disse:

O Google prepara mais para mercado de TI que as universidades, pena que não aceitam page rank , AddSense, e acessos no youtube no currículo

JOÃO PAULO disse:

O objetivo da universidade/faculdade é preparar para academia e não mercado, quem prepara para o mercado é o mercado.
Como exemplo temos várias profissões como médicos, advogados, qualquer tipo de engenheiro e qualquer outra profissão regulamentada, eles são obrigados a fazer alguns semestres de estágios supervisionados justamente para aprender como trabalhar.

Com exceção dos tecnólogos.

Thiago disse:

se o curso de telepatia for com o Professor Xavier ( X-men ) eu vou !!!

Grow disse:

Infelizmente é uma area que só aprende na pratica mesmo, não tem como a faculdade ensinar do jeito certo para todos infelizmente, eu estou fazendo e sinceramente nao estou sabendo nada estou procurando um estagio pq a maioria das pessoas que estao nessa area so aprendem desse modo, na faculdade voce só pega o conhecimento de como funciona +/- as coisas!!!

Leonardo disse:

bom eu faço CC(ciência da computação para os leigos) na faculdade Anglo americano de Foz do Iguaçu e digo que realmente não estamos preparados para sermos trabalhadores de TI, por exemplo é mais facil nos formarmos em CC e sermos OSM do que TI, pois as aulas de TI são junto com as de ADM do 3 periodo aonde se encina 99% de OSM e 1% de TI e so

Leonardo disse:

perdão pela foto do gravatar em muito antiga eu era muleque ainda

ChakNitrox disse:

Quem vai para a faculdade pensando que vão te “enfiar as coisas na cabeça” tem que se fuder mesmo. Independente ser for curso de TI ou não.
A academia é pra te indicar quais são os melhores caminhos e o que você deve aprender. Pra aprender e se tornar um bom profissional você tem que se virar sozinho, não importando se você estudou numa faculdade “pagou-passou” ou numa USP da vida.

A faculdade passa a mão na sua cabeça e te convida a aprender. Sendo você mesmo quem vai se ensinar, você se forma mesmo sem aprender.

O mercado de trabalho também te convida a aprender, mas simplesmente rejeita quem não aprende. Entende?

Sincero disse:

Concordo plenamente com nosso colega Joao Silva:
“A faculdade não prepara ninguém para o mercado de trabalho, ela dá uma visão geral…” e te orienta como qualquer faculdade de outra atuação e área. Na prática, aprendemos ‘on job’ nos estágios e trainees.
Tenho dó de quem exagera dizendo que o diploma universitário não serve para nada, provavelmente tenha feito o ensino superior nas UNI não sei o que (sinceramente PUC também não presta).
É só olhar o mercado, e comparar a média salarial INICIAL de quem fez UNI sei lá o que e quem tem diploma na UNICAMP por exemplo. Diferença gritante.
Abs

Rodrigo disse:

Houve alguém que falou de faculdade ensinando pascal, eu acho importante sim aprender este tipo de linguagem, não existe melhor linguagem para se entender a lógica de programação do que uma linguagem estruturada, seja ela, pascal, C ou (irch) basic, elas além da lógica te preparam para seguir para linguagens orientadas a objeto com o Visual Pascal (Delphi), C++ ou C#, PHP Java, VB ou qualquer outra linguagem que derive de uma delas.

Se tenho a lógica desenvolvida hoje e programo em algumas linguagens, claro que umas bem melhor que outras, é por que essas linguagens “mortas” me ajudaram a desenvolver a lógica.

Com Relação a faculdade, acho importante termos o diploma, pela questão do mercado de trabalho, ela não vai te ensinar nada além daquilo que você aprende sozinho, eu AINDA não tenho faculdade, tenho só curso técnico, tenho certeza que tenho mais conhecimento que muitos formados em faculdade, mas o mercado exige que se tenha diploma para te pagarem bem, se não, infelizmente sempre seu salário será menor que o do cara que fez facul.

Infelizmente, Faculdade/Universidade não prepara para o mercado. Muito menos também para a vida acadêmica também.

Isto é fato concreto para quem já fez a prova do POSCOMP, prova obrigatória para ingressar no Mestrado em algumas Universidades Federais, onde a nota da prova é apenas uma dos vários pré-requisitos exigidos, dependendo da forma de seleção de cada instituição.

Na prova cai:
– tudo o que você não viu,
– tudo o que você não aprendeu,
– tudo o que você deveria saber e não foi ensinado,
– e fora tudo o que você já esqueceu.

“Preparar” é um termo relativo, que depende do ponto de vista.

Dani disse:

Faltou um “depende” para essa questão, porque o que mais tem por aí é faculdade de TI (com os mais diversos títulos dos cursos e as ementas mais variadas), então não dá para colocar todas no mesmo balaio.

Daniel Faria disse:

Convenhamos, a bola de cristal e a telepatia são válidos…hahahahah.

Ano que vem pretendo começar a faculdade de Sistema de Informação.

Ronaldo disse:

Olha, este é um assunto polemico pacas, sou formado em Análise de Sistemas em 2003 e hoje trabalho como analista de sistemas em uma grande empresa..
A Faculdade me ensinou a pensar, a ser critico, a pensar no sistema, quanto a isso, sou muito grato. Tive uma professora que era Gerente de TI de uma multinacional que passava como eram as coisas para já pegarmos o “pulo do gato”. Mas é só, pois de resto, não ensinou linguagens, não ensinou a pesquisas etc.
Agora vem outro lado da moeda, a teoria importante que ensinou, fazer documentação, pensar no sistema, em todo o ciclo de vida eu NÃO POSSO POR EM PRÁTICA, pois isso leva tempo e meus gerentes jurássicos acham que é perda de tempo, para eles, o cliente sentar do lado e voce já programar do jeito que ele pediu, sem pensar em normalização, semantica é mais produtivo e entregamos o sistema mais rápido, e ai de voce se fizer algo ruim. Tem que ser phoda.
Repito, estou numa grande empresa que atua no Brasil todo, e é deste jeito que a banda toca, nenhum sistema com documentação, gambiarra em cima de gambiarra, e quando explode o sistema, é um corre corre para apagar incendio e fazer funcionar com mais gambiarra.
Daí volto ao meu primeiro paragrafo, não vai existir faculdade no mundo que ensine a trabalhar como se exige hoje, com os chefes que temos, vamos ter que esperar eles desaparecerem do mapa e rezar para seus substitutos não seguirem pelo mesmo caminho, senão, me desculpem o palavreado, fudeu.

daniel belmiro disse:

Engenharia elétrica é melhor

João Lucas disse:

Creio que sim, pelo menos as boas. O papel da faculdade é oferecer caminhos e opções para o aluno seguir, só ela não é suficiente.
Profissional de TI tem sempre que estar se atualizando, e isso é obrigação do próprio profissional, e não da faculdade.

Julio disse:

tem que ter uma faculdade para preparar é o usuário, pq pelamor de Deus…

carlos disse:

Eu sou formado em ciencia da computação pela universidade Feevale do RS (www.feevale.br) . Choro quase toda semana pelo dinheiro e tempo gasto por um diploma que não sei onde enfiar. Meu maior sonho hoje é largar a TI, pelo desgosto que me deu.

Gabriel disse:

Faculdade quem faz é o aluno, principalmente nessa área. Tem que correr atrás do quer aprender!

Rodrigo disse:

Deveria ser perguntado se achamos que a faculdade que fizemos nos preparou para a área de TI e não assim, no geral….

flavio disse:

o mais engraçado é que vendo o resultado da pesquisa de se prepara bem ou não… fica parecendo uma mão mostrando o dedo do meio;…rs

Agatha Borboleta disse:

Se aprovarem o curriculo eu quero as aulas de telepatia e Bola de cristal pq tem hr q eh f…….

André Farias disse:

É mesmo Flávio! Hehehehehehe

rodrigo orestes disse:

Posso apostar que tem nego votando em sim, que nunca trabalhou na vida. Quando se tem apenas a teoria(fajuta) da faculdade, é fácil se achar preparado !

Cozinhar todo mundo sabe, o que não sabem é como fazer!

abraços

Vagner disse:

E nem acredito que esse seja o papel da universidade… mercado de trabalho é dia a dia, não tem como

Luciano Machado disse:

Vou justificar meu “sim”, estudo no curso à distância da UAB UFSCar, Sistemas de Informação, e a qualidade é muit boa, mesmo os novatos na área saem de lá bem preparados. É claro, não há milagre, aluno precisa se dedicar em praticar além das atividades para já sair em condições de ocupar um bom cargo.
Sou da área há 16 anos (estou no curso há 5 anos) e posso dizer que hoje sou um profissional muito melhor do que antes.

Gustavo disse:

Tem que preparar o curso de Administração e Logística pro mercado de TI também.

joao disse:

a faculdade prepara e o chefe corrompe…

[email protected] disse:

Melhores comentários foram referentes ao preparo que a faculdade oferece e a forma que os “chefes” corrompem esse preparo.

Passei a enxergar que não é a faculdade que não prepara para o mercado e sim que o mesmo talvez não esteja pronto para as novas metodologias, novas práticas e afins que aprendemos no tanto no ensino superior como em cursos de boa qualidade.

Obrigado aos que me forneceram mais uma perspectiva de visão.

Dani disse:

@Madson Carvalho – junho 4, 2012 at 19:27

Todo mundo sabe que o Poscomp e uma prova de nível extremamente absurdo. As questões de Matemática que caem lá fazem mestrandos do Impa tremerem. Não dá para medir a qualidade do curso pela Poscomp não, até porque bons alunos de faculdades renomadas como PUC, UFSCAR ou USP sofrem tanto quanto eu, mísera aluna da UERJ sofri.

Dani disse:

A pergunta que não quer calar: alguém aqui realmente acredita que alguma universidade no planeta é capaz de ensinar TUDO relacionado à TI?

Isso é impossível. A faculdade tem que dar uma boa base, ensinar o cara a pensar, ensinar lógica de programação. Com isso aí ele se torna capaz de ser um bom profissional. Eu, pelo menos, me saio muito bem com a bagagem que trouxe da UERJ.

Jaja disse:

Acredito eu que certificações globais preparam muito mais que qualquer faculdade!
exemplos como certificações Microsoft, CISCO, Citrix, LPI da linux e ITIL.
Com certeza te preparam mais para o mercado de trabalho!

Fábio disse:

Faculdade “aonde encina” TI é um lixo neh?

Deixe uma resposta

© 2016 Vida de Suporte | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro