TOPDesk

A verdade sobre o Google e a suposta censura de notícias no Brasil

Publicado em 17/02/2011 em Artigos,Por aí...

Abaixo um trecho do post do Roteiro de Cinema News

O Estado de São Paulo, a Veja, incluindo o blog do Reinaldo Azevedo, e a Exame noticiaram hoje que o Brasil “é recordista de notícias censuradas no Google”, que o “Google foi obrigado por autoridades brasileiras a tirar do ar 398 textos jornalísticos”. Os veículos apresentam como fato que “398 matérias” foram deletadas dos servidores Google por ordem das “autoridades”. Seria um fato escandaloso se fosse verdade, mas não é.

Por motivos que não compreendo, os grandes veículos de imprensa online não “linkam” suas fontes, não permitem que o leitor vá direto ao dado original para checar por si mesmo e interpretá-lo, para inclusive levar adiante novas abordagens, como é o costume entre blogueiros independentes. Porém, fazendo uma pesquisa rápida, um “fact-check” de rotina, facilmente se descobre que o “fato” noticiado pelos três veículos – e por mais de cinqüenta outros veículos que foram na onda dos três – não é verdadeiro…

Clique aqui para continuar lendo o artigo

7 Comentários

ex-bacharel cco disse:

Não vale a pena defender o google não…

André Farias disse:

ex-bacharel cco, não percebi defesa ao Google no texto, e sim uma denúnica à falta de compromisso com a verdade adotada pela nossa mídia.

ex-bacharel cco disse:

Certo André, mas de certa forma coloca o google no papel da vítima. A mídia com certeza atacaria o google em qualquer oportunidade que tiver, afinal, é um dos meios que ajudaram/ajuda a matar as revistas e jornais impressos. No entanto, essa concentração de poder só é prejudicial, afinal, quem controla qual página aparece na primeira página de resultados do google? Claro que eles tem algoritmos que calculam a relevância de cada assunto, mas achar que eles não iriam utilizar esse poder para beneficiar certos interesses é, no mínimo, ingênuo. Fora a quantidade absurda de informação pessoal que disponibilizamos a estas pessoas que nem sequer conhecemos! Sem comentar que os sistemas do google possuem a capacidade de aprender nossos gostos e interesses, e moldar os resultados de acordo com isso. Francamente, isto é assustador. Como saberei se ao digitar “revolução no egito” o resultado que terei na pesquisa reflitirá de fato a realidade, ou se o google omitirá alguns resultados cujo governo brasileiro, egípicio ou americano não queira que eu leia? A china já faz isso, e o google é conivente. Você teria coragem de, “logado” com sua conta do google, lá na china, pesquisar sobre “massacre na praça celestial” ou “direitos humanos”? Garanto que rapidinho viriam alguns policiais conversar com você. E como hoje em dia, sites como google e wikipedia estão se transformando em “bastiões da verdade e da veracidade” para as massas, o futuro não é muito encorajador… Você deve lembrar do “ministério da verdade” da história de 1984, certo? 😉

Por essas e outras que não movo um dedo para defender o google, seja em que for.

Aliás, parabéns pelo site, acho ótimas as tirinhas, confiro todo dia por atualizações. Continue assim!

paulo disse:

Eu concordo em partes com o que o cco disse. Com certeza o google nao e santo, mas vale lembrar que todo tipo de censura de informacoes na ferramenta de busca e imposta por outros fatores, como os governos. E ao meu ver, o fato de a google aceitar essas imposicoes nao faz dela conivente, porque e simples: ou aceita ou cai fora do pais! E negocios sao negocios… enfim, minha humilde opiniao a respeito. E sobre o Brasil, eu acredito que nao estamos longe de ver algo parecido com o que a China fez, por aqui. Abracos.

André Farias disse:

Paulo e cco, o que o artigo denuncia não é se o Google é bom ou ruim, essa não é a questão, mas sim como a nossa mídia (jornais, revistas, tv e portais) manipulam e omitem informações por motivos obscuros.

E Paulo, só pode ser brincadeira você achar que o Brasil irá ter a mesma censura que existe na China.

Paulo disse:

Sim André, eu entendi o que a matéria quis dizer, meu comentário foi feito com base no que o cco escreveu.

E sobre a censura no Brasil, você colocaria sua mão no fogo para defender que isso nunca vai acontecer, tendo em vista o histórico político dos nossos governantes? Eu não colocaria… Mas espero de coração que isso nunca aconteça.

Abração.

PH disse:

Ninguém entendeu que a notícia não é sobre o Google? Talvês seja por isso que valha apena citar fontes e ser transparente ao noticiar um fato, brasileiro Lê qualquer coisa mas tem preguiça de interpretar.

Deixe uma resposta

© 2016 Vida de Suporte | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro